Em um cenário de emergência das temáticas de gênero e suas ações críticas e revisionistas no sistema das artes, como resposta a um recrudescimento conservador e formalista, propõe-se nesse curso discutir a produção teórica de algumas autoras centrais para as problematizações feministas no campo das artes visuais, seja no cenário nacional ou internacional. Questões como genialidade, formação profissional, representatividade e poéticas identitárias aparecem nesse cenário como potências críticas de resistência e subversão a essencialismo e mitos teóricos, trazendo à tona os meandros políticos e excludentes dos discursos oficiais sobre a Arte. O curso se estrutura em 04 encontros, onde textos centrais nortearão a discussão, juntamente a discussão de obras de, e com, ênfase feminista.
(créditos da imagem: Gretta Sarfaty, Auto Photos IV 1976)
- Quando? Do dia 2, 4, 9 e 11 de Outubro (04 encontros)
- Que horas? Das 19h30 às 22h00
- Quanto? R$380,00
- Onde? Uberbau_house – Pinheiros
- (O espaço Uberbau_house fica próximo ao metro Vila Madalena. Faça a inscrição ou entre em contato conosco que informaremos os detalhes)
Conteúdo programático:
- Fundações teóricas: Linda Nochlin e Lucy Lippard
- Revisionismo feminista: Griselda Pollock, Catherine de Zegher e Cornelia Butler
- Questões locais: Ana Paula Cavalcanti Simioni e Heloisa Buarque de Hollanda
- Desdobramentos do Queer: Amelia Jones e Xabier Arakistain
Talita Trizoli é doutoranda em Educação com o prof. Celso Favaretto com pesquisa sobre arte e feminismo na ditadura militar brasileira. Mestra pelo PGEHA-MAC-USP com a dissertação «Regina Vater. Por uma crítica feminista da arte brasileira». Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Foi professora universitária (UFU e UFG) e possui publicações na área de história da arte, gênero e filosofia. Atua como curadora independente com enfoque em questões de gênero e política. Info VADB: http://vadb.org/people/talita-trizoli