Trabalham em Uberbau_House
Uma equipe latinoamericana de trabalhadores de arte!| COMENÇA O PROCESSO DE POSTULAÇÃO | até o 31 de Janeiro 2024
Jorge Sepúlveda T. (Chile/Brasil) – coordenador e pesquisador
Curador independente e crítico de arte. Realizou e assessorou mais de 25 exposições coletivas e individuais de artistas visuais sul-americanos. Em 2005 cria o grupo de trabalho Curatoría Forense – Latinoamérica, iniciativa que influiu na criação de outras iniciativas nos anos seguintes, tais como VADB – arte contemporânea latinoamericana, Editorial Curatoría Forense, Red de Gestiones Autónomas de Arte Contemporáneo – Latinoamérica, Trabajadores de Arte Contemporáneo, Cooperativa de Arte, Biblioteca Popular Julio Tapia (Chile), Uberbau_house (Brasil) y Reserva Ideológica (Brasil).
Assessorou, participou de conferências e ditou seminários sobre artes visuais contemporânea, circuito de arte, fundos culturais públicos, imaginário artístico e imaginário social e gestões autônomas de arte contemporânea em diversas instituições e espaços na Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, França, Itália, México, Perú, Uruguai e Venezuela. Seus textos de análise foram publicados em diversos meios, entre os quais se destacam Documenta 12 Magazine, SalonKritik, Artenlinea, ArteyCrítica, Revista Plus e Alzaprima.
Guillermina Bustos (Argentina/Brasil) – coordenadora e pesquisadora
Artista e pesquisadora, Mestre em Artes, com menção em Artes visuais, na Universidad de Chile. Recebeu bolsas e prêmios para investigação em artes. Realizou mais de 40 exibições em diversos países como Argentina, Chile, Brasil, México e Colômbia, de caráter individual, grupal e coletivo.
Atualmente trabalha na equipe de pesquisa em arte contemporânea Curatoría Forense – Latinoamérica, na coordenação de residências e produção de seminários da Cooperativa de Arte na Argentina, Brasil, Chile, México e Perú. É coordenadora do VADB – arte contemporânea latinoamericana, Editorial Curatoría Forense, da Red de Gestiones Autónomas de Arte Contemporáneo – Latinoamérica, Trabajadores de Arte Contemporáneo, Uberbau_house (Brasil) e Reserva Ideológica (Brasil).
Federico de la Puente (Argentina / Brasil) – coordinador, curador e produtor de conteúdo
É formado em Curadoria e História das Artes pela Universidade do Museu Social Argentino. Em 2017, ele participa do programa PAC – Curators (Gachi Prieto – Arte Contemporânea Latino-Americana).
É curador geral da RAF – Rojo al Frente: a primeira administração autônoma dedicada à arte contemporânea na festa do general San Martín (Buenos Aires, Argentina). É pesquisador colaborador de várias iniciativas e residências do Curador Forense – América Latina entre Buenos Aires e São Paulo. Como curador independente, ele trabalha com vários coletivos e artistas contemporâneos no desenvolvimento de seus projetos de exposições, prestando consultoria e desenvolvimento de textos.
Sua formação acadêmica despertou interesse em pesquisa como uma prática reflexiva e analítica sobre a história da arte e da arte contemporânea. A partir disso, ele desenvolve e coordena o programa de seminários Desarm the Art. Desde 2020, com o artista argentino Pablo Sinaí, desenvolve e coordena o programa da clínica de arte Cuatro por Cuatro. Nesse mesmo ano, fundou e coordenou o ETAC – Encontro de Trabalhadores da Arte Contemporânea.
-
- Florencia Cavarra (Argentina) – logística
- Sol Gil (Argentina) – community manager.
- Cecilia Romero (Argentina) – graphic designer.
Fizeram parte da equipe de trabalho da Uberbau_house
- Jimena Elías (Argentina) – graphic designer 2016 – 2023
- Barbara Castro (Argentina) – pesquisadora 2023
- Daniela Stevens (México) – community manager 2022
- María Francisca Jara (Chile) – logistica 2021 / 2022
- Karem Morales (Chile) – produção 2022
- Gabriela Díaz Velasco (Colombia) – colaboração e logistica 2020 / 2021
- Pamela Dominguez (Argentina) – logistica 2019
- Evelyn Márquez (Argentina) – logistica 2017
- Paola Fabres (Brasil) – coordinadora 2016 / 2017
- Marina Torre (Brasil) – coordinadora 2016 / 2017
- Cassia Perez da Silva (Brasil) – coordinadora 2016
| COMENÇA O PROCESSO DE POSTULAÇÃO | até o 31 de Janeiro 2024